Seja Bem-Vind@s!

Sem Participação não haverá Transformação!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

V FESTIVAL DO CARANGUEJO

Fotos/Gilson Andrade
 
Autor: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade
Na foto abaixo Larissa a musa do Caranguejo 2010,logo em seguida na passarela a musa do caranguejo 2009 e mais à frente jovens representando nosso litoral.
Fotos/Gilson Andrade

FESTIVAL DO CARANGUEJO

 
Participantes da VII edição das Regatas de Canoas de Ilha Grande do Piauí.
No dia 28 de novembro de 2010, dentro da 5º Festival do Caranguejo, no município de Ilha Grande foi realizada a VII Regata de Canoas, que contou com duas modalidades de competição.
O vento foi coordenado por três jovens da comunidade: Adilson Castro, Angela Costa e Railton Nascimento com o apoio dos estudantes do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí.
Na modalidade VELA RIO participaram 14 canoas competidoras com 3 tripulantes em cada uma. A saída foi da Ilha das Canárias até o Porto dos Tatus. Os três finalistas foram: Canoa Araguaia (Everaldo, Francisco e Bernardo) no 1º lugar, Canoa Nova Estrela (Wellington, Raimundo e Zé Raimundo) no 2º lugar e Canoa Segredo das Águas (João Batista, Antonio José, Francisco José) no 3º lugar;
Na modalidade REMO houve a participação de 3 competidores: Canoa Araguaia (Everaldo, Francisco e Bernardo) no 1º lugar, Canoa Navegantes (Adilson, Antonio Castro e Antonio de Pádua) no 2º lugar e Canoa Cobra D’Água (Raimundo, Jpse Francisco e Antonio Raimundo) no 3º lugar.
A Capitania dos Portos do Piauí localizada no município de Parnaíba acompanhou todo o evento e ficou responsável pela segurança dos competidores.
Com informações e foto do jornaldaparnaiba.blogspot.com
Edição de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MATERIA DO AGORA PARNAIBA E REGIAO

Com muitas dificuldades começa hoje o V Festival do Caranguejo de Ilha Grande

O V Festival do Caranguejo de Ilha Grande vai acontecer, a partir de hoje sem o apoio e sem a colaboração da Prefeitura Municipal. Na tarde de ontem (quinta-feira, 25) estivemos participando de mais uma reunião desta vez para orientar as barraqueiras, que vão comercializar, alimentos feitos com a carne do caranguejo.

Quem esteve dando uma palestra mais um vez, foi a turma do SEBRAE e do ILHA ATIVA, duas organizaçõe não governamentais, importantes para que esse evento aconteça.

Por sua vez, a prefeitura que não paga em dia seus servidores, não cumpre os prazos de pagamentos com fornecedores, poderia ao menos cuidar da estrutura da cidade, para que as ruas onde irá acontecer o evento estejam iluminadas.

Ontém os técnicos a Companhia Energética do Piauí (Eletrobras), estiveram instalando os refletores, mas tiveram problemas, já que os reles dos postes, haviam sumido.

Um bueiro na Avenida Martins Ribeiro, na porta da Prefeitura, pode causar problemas, para as pessoas que vão visitar a feira, já que a parte metálica que deveria proteger, está quebrada, alguém poderá vir a quebrar a perna, se não tiver cuidado em olhar para onde pisa, pode ser até a senhora, "Prefeita".

Faltam sacos coletores de lixo. A prefeitura com seu eficiente, departamento de limpeza pública, poderia dar a contra partida e oferecer, sacos, sacolas, cestos ou qualquer outro tipo de recipiente para coleta do lixo, que será produzido, pelas barracas.

Bom, como a população, já está organizando a festa, os próprios feirantes terão que providênciar, a limpeza da feira. Só resta, agora, que a população assuma também a administração da cidade. 


Fonte: http://www.agoraparnaiba.com/

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DO CARANGUEJO

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

V FESTIVAL DO CARANGUEJO, COMISSÃO VAI A TERESINA

Hoje uma equipe constituída por: Associação dos Catadores de Caranguejos, Associação Portal do Delta-Artesãs, Associação das Hospedarias Familiar, Associação dos Catadores de Mariscos, para uma audiência com o Sr. Silvio Leite (Secretário Estadual de Turismo), vão também ao SEBRAE, e outros para firmarem parcerias em prol da Realização do V FESTIVAL DO CARANGUEJO, dias 26, 27 e 28 de Novembro.
Não pude estar com eles nesta viagem mas participo da comissão de organização estou dando total apoio a esta luta.
Em breve divulgaremos a Programação do Evento, pois ainda temos que confirmar algumas atrações.
Fotos: IV REGATA DE CANOAS DO FESTIVAL DO CARANGUEJO 2009.

MANJUBEIROS RENOVAM DIRETORIA

No dia 19/dez haverá eleição para a nova Diretoria da Associação dos Manjubeiros.
A Associação começou em 2005, fundada pelo Sr. Raimundo Antônio que depois de 02 mandatos passou a presidencia a D. Maria do Perpetuo e dentre as realizações estão a aquisição do Caminhão Baú(SDR), o funcionamento do Projeto de Criação de Tilápia em Tanques Redes, participação do Programa Compra Direta do Gopverno Federal (CONAB), Projeto Pescando Letras (alfabetização de adultos - SEDUC), Projeto do Kit (fabrica de Gelo, balcão, balança, freezer, outros utensílios) para beneficiamento e comercialização da Manjuba (Ministério da Pesca) já aprovado, etc. Desde o tempo da fundação a Associação tem conseguido parcerias e se constitue num exemplo do que pessoas organizadas em torno de objetivos comuns podem galgar.

AVALIAÇÃO DO MANDATO

Dia 15 de novembro, enquanto muitos curtiam o feriado, fiz uma reunião com várias lideranças Comunitárias e populares para discutirmos o Mandato, no intuito de Prestar Contas, Avaliar e Acatar Sugestões dos mesmos.
A experiência foi bem positiva, vimos que apesar das dificuldades conseguimos realizar alguns pontos que foram compromissos de campanha e outras lutas a que nos propomos.
Por exemplo: A Obra da Rua da Glória, A expansão da Rede de Água no Cal e Pantanal, A sede dos Correios (que está em fase de implantação), Gabinete Aberto, Prestação de Serviços a diversas Associações e Sindicatos e Informações de benefícios sociais à Populares, dentre outros

Fotos: Francisco José (Meio Kilo)

VEREADOR VISITA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DO CANTO DO IGARAPÉ

Visitei sábado dia 15/nov/2010, as obras da Ponte do Canto do Igarapé, as famílias estão reivindicando que parte dos recursos sejam aplicados na construção da estrada.
A situação é que está sendo destinado R$ 300.000,00 (TREZENTOS MIL REAIS) do dinheiro para obras de contenção de enchentes (Defesa Civil - PI), para a construção da Ponte sobre o Igarapé que tem cerca de 2 a 3m de largura, sem que tenha uma estrada que dê acesso a esta ponte.
A comunidade acha que tal valor daria para fazer uma estrada (piçarra), aproximadamente 02Km para ligar a PI 210 (Parnaiba-Ilha Grande) até a comunidade e uma ponte mais modesta.
Pois até mesmo para socorrer as famílias no período de inverno é dificultoso, pela falta das condições de tráfego.
Além disso a comunidade seria beneficiada de diversas formas com a infra-estrutura que a facilidade de acesso traria a comunidade, além de ter garantido o inalienável e indiscutível direito de Ir e vir.
Estive na Secretaria da Defesa Civil e protocolamos o pedido, em anexo com um Abaixo-Assinado, solicitando a construção da Estrada e da Ponte.
As Fotos Abaixo foram feitas durante a visita.



Fotos: Larissa (Lalá)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LDO - PARTICIPAÇÃO POPULAR GARANTIDA PELO MANDATO

Irá ser votado, em agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentária 2011.
Como o Orçamento não é Participativo, o nosso mandato inova, colocando-se à disposição das Associações, Sindicatos e demais categorias representantes da sociedade civil organizada, bem como a população em geral, para sugestões de emendas nesta Lei.
Aviso com tempo suficiente para que vocês possam apreciar o material (cuja cópia segue em anexo), reunirem-se, formular emendas e conversarmos sobre as mesmas.
Aproveitamos o ensejo para mais um vez reafirmarmos o nosso compromisso de um mandato voltado a população e o exercício da cidadania.
Aguardando sua confirmação, esperamos resposta em breve,

= OBSERVAÇÃO: enviamos ofício com igual teor para vários Conselho de Direitos e Entidades Não Governamentais.
= Fica aberto o convite para os demais populares, leitores do Blog, enfim a todos.
= Atendo no Gabinete todos os dias pela manhã, de 8h às 10h.
 
MANDATO CIDADANIA EM MOVIMENTO.

VISTA EM ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BOA VISTA

A convite do Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilha Grande, Régis Daniel, estive participando de reunião na COMUNIDADE BOA VISTA, dia 10/11/2010, para discutirmos uma alternativa de Geração e Renda - Hortas Comunitárias.
A Reunião contou também com a presença de: Marcos Terto (Cáritas), Edvan França (PT Parnaíba), Francisco Dourado (ADH), Secretaria do Meio Ambiente, etc
Também visitamos a Comunidade Labino e Barro Vermelho para ver a possibilidade de implantarmos o projeto lá também.
Vanderson Schoninger em sua plantacao de quiabo. Novo Progresso, PA.
Fotógrafo: Eduardo Aigner/MDA

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

NOVO PRESIDENTE DO SISPMIG TOMA POSSE

Quero deixar registrado os meus Parabéns e os votos de sucessos nas lutas ao Novo Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilha Grande, o Professor Francisco Augusto, pela Posse no dia 28/out/2010.
Desde já colocamos o mandato à disposição desta entidade sindical para continuarmos a apoiar este sindicato naquilo que pudermos.
Registro ainda o brilhante trabalho efetuado pelo ex-presidente, Professor James Sales Santos, que trabalhou e se empenhou para que a categoria dos Servidores Municipais fossem respeitados e valorizados.  
Foi, na nossa linguagem, "briga de Foice".
Que acredito ainda falta muito a se resolver.
A luta é grande, esperamos que a categoria continue unida e mobilizada.
Só a União faz a força!

Foto: Gilson Andrade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DUNAS ABRAÇAM ILHA GRANDE

Ilha Grande está cercada por dunas que avançam, ameaçando a cidade e suas residências.
Até agora nenhuma providência por parte do poder Público Municipal, foi tomada.
Mas a Diretora Regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Roseana Galeno, após pedido nosso e estudos sobre como resolver o complexo problema, sem prejudicar o curso normal da natureza, o estado abriu licitação para a contratação de uma empresa que trabalhará na contenção das mesmas.
Empregando técnicas variadas, dependendo do estudo de cada caso feito: usando desde a remoção à plantação de salsa, planta que fixa a areia sem deixar que o vento a leve, impedindo o deslocamento da duna para áreas habitadas.
Estamos pressionando a SEMAR para que tudo ocorra o mais breve possível, pois o problema se agrava a cada dia.
Estive em alguns locais, verificando a situação, abaixo algumas fotos.

RESULTADOS DA ELEIÇÃO ILHA GRANDE 2º TURNO

FONTE: TSE
Wilson Martins (PSB)
71,77% votos 3.274
X
28,23% votos 1.288
  • Votos válidos 4.562
  • Nulos 666
  • Abstenções 1.488
  • Brancos 163
  • Total de eleitores 6.879
 
 
PARA PRESIDENTE 
Dilma (PT)
75,74% votos 3.627
X
24,26% votos 1.162
  • Votos válidos 4.789
  • Nulos 489
  • Abstenções 1.488
  • Brancos 113
  • Total de eleitores 6.879

NOTICIA CORREIO BRAZILIENSE

http://www.correiobraziliense.com.br 

Um em cada cinco municípios do Piauí teve prefeito cassado
Agência Brasil
Publicação: 02/11/2010 17:21

O Piauí - estado com a pior taxa de analfabetismo funcional e a terceira menor renda per capita do país - teve prefeitos cassados em quase 20% de suas 223 cidades depois das últimas eleições municipais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, a maioria das 42 cassações foi por conta de abuso de poder político e compra de votos.

O último caso, a cassação do prefeito de Teresina, capital do estado, foi publicado ontem (1º) no Diário da Justiça Eleitoral. Oito dos 42 municípios tiveram novas eleições e em quatro o TRE determinou a posse do segundo colocado, tendo em vista que o prefeito cassado não obteve mais de 50% dos votos válidos.

Os municípios de Cristalândia e Dom Expedito Lopes terão novas eleições no próximo domingo (7). Em Oeiras, o pleito será realizado no dia 14 de novembro. No restante, os eleitos em 2008 continuam no cargo por força de liminar, aguardando decisão final do TRE ou do Tribunal Superior Eleitoral.

O cientista político Vitor Sandes, professor da Universidade Federal do Piauí, disse que o grande número de cassações é um fato recente no estado e se deve à fiscalização mais efetiva do Judiciário sobre práticas ilícitas, mas corriqueiras. “Os prefeitos mantêm práticas que podemos chamar de não republicanas e acabam sendo pegos de calças curtas porque houve aumento da fiscalização. Essa é uma tendência que gera práticas mais cuidadosas”, afirmou.