O projeto Comissão Ilha  Ativa – CIA, da cidade de Ilha Grande foi uma das finalistas do Programa Petrobras Ambiental, que patrocina financeiramente projetos ligados a preservação do Meio Ambiente. Foram  928 projetos inscritos de todas as regiões do país para concorrer ao investimento de  mais de R$ 78 milhões. O projeto CIA foi a única do Piauí a ser selecionada. 
O Grupo Tartarugas Marinhas,  que pertence ao projeto CIA, desenvolve atividades de pesquisa no litoral piauiense. O grupo é  formado por estudantes de biologia e engenharia de pesca e biólogos voluntários. 
De acordo com Francinalda  Rocha, presidente do CIA, o principal objetivo do projeto é preservar, conservar e monitorar as  Tartarugas Marinhas na Área de Proteção Ambiental do Delta do Paranaíba. “Estou  muito feliz em saber que nosso projeto foi o único do Piauí contemplado pelo  programa Petrobras Ambiental. Nossa tarefa é a recuperação de espécies e  ambientes costeiros, marinhos e de água doce. Fomos apreciados pelo nosso trabalho com as  tartarugas marinhas”, enfatiza Francinalda.
O objetivo do programa  Petrobras Ambiental é gerenciar, de forma integrada, as ações de patrocínio ambiental realizadas em todas as  suas unidades e subsidiárias. Desde que foi criado, o PPA já patrocinou  centenas de projetos e alcanções dezenas de bacias e ecossistemas em cinco biomas brasileiros: Amazonia, Mata Atlântica, Caatinha, Cerrado e Pantanal.
A CIA foi criada inicialmente com base territorial em Ilha Grande e depois expandiu-se para os municípios de Cajueiro da Praia, Luis Correia e Parnaíba e além do Piauí hoje também têm como base territorial os estados do Ceará e do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário