Seja Bem-Vind@s!

Sem Participação não haverá Transformação!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Vereador representa município de Ilha Grande na CONSOCIAL


Fotos: Arlete do Nascimento/ Parnaíba e Litoral




Sexta-feira (27) em Parnaíba participei da 1° Conferência sobre transparência e Controle Social (CONSOCIAL)  com a presença de autoridades de 13 municípios próximos de Parnaíba. São eles: Joca Marques, Caxingó, Joaquim Pires, São João do Arraial, Caraúbas, Piripiri, Ilha Grande do Piauí, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Bom Princípio, Barras e Cajueiro da Praia
 
Se fizeram presentes os Palestrantes Antonio Luiz Medeiros Filho (Controlador Geral do Estado), Alessander Mendes (Professor da Universidade Novafap), Elias Dib caddah Neto (Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí) e José Inaldo de Oliveira e Silva (Auditor Fiscal de controle externo do TRE/PI). 



Esta conferência regional foi muito instrutiva.
Vocês sabiam que a LEI COMPLEMENTAR Nº 131, DE 27 DE MAIO DE 2009 assegura dentre outras coisas:


Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: 
I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 
II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; 
III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.” (NR) 

Ou seja as prefeituras vão ter que expor as notas fiscais, as notas de empenho e os recibos de todas as despesas disponíveis na internet.

Link para a Lei Complementar 131 na íntegra.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VEM AÍ O V TORNEIO DE BOLA DE MEIA



DATA: início dia 19/fev e término dia 26/fev/2012

LOCAL: Campo de Futebol CSR
HORÁRIO: 8h da manhã

INSCRIÇÕES POR DUPLA: 04kg de alimentos não perecíveis, entregues no ato da inscrição.

LOCAL PARA INSCRIÇÕES: Banca do Éric, Mercearia do Henrique Louro, Gabinete do Vereador Edmar

PREMIAÇÃO:
1º LUGAR: R$ 200,00 e
2º LUGAR: R$ 100,00

APOIO: LIGA DESPORTIVA DE ILHA GRANDE
REALIZAÇÃO: VEREADOR EDMAR
PATROCÍNIO: PAULO CÉSAR, EVANDRO E RAIMUNDO “O RAIO”, DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DO VICENTE PESTANA.

Vereador Solicita que Seguro-Desemprego seja feito em Ilha Grande



Estive reunido dia 18/jan, na Colônia de Pescadores Z-7, em Ilha Grande, juntamente com o presidente Francisco de Assis de Souza e o assessor parlamentar do gabinete do deputado estadual Cícero Magalhães, Sr. Marcus Vinicius, tratando:
1 - da transferencia do local de atendimento do Seguro Desemprego;
2 - da implantação do Telecentro BR;
3 - e outros assuntos relacionados a pesca artesanal.
Na ocasião fizemos um documento que foi protocolado no Ministério do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, endereçado a Superintendente Dra. Paula Mazulo, que já respondeu positivamente. Depois do dia 30/jan teremos uma audiência com a mesma, onde discutiremos os detalhes da vinda da equipe de trabalho.
para ampliar clique na imagem

Matéria do blogdobsilva sobre o Aniversário de Ilha Grande


ILHA GRANDE DO PIAUI COMEMORA ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO:COMEMORAR O QUÊ?

Foto: Gilson Andrade

Esta semana, dia 26, o município de Ilha Grande do Piauí vai celebrar mais um aniversário de emancipação política.Seriam 18 anos, desde a aprovação da lei. Neste ínterim, o senhor Henrique Sertão foi prefeito por dois mandatos (8 anos), Paulo Rogério governou por 4 anos e a esposa de Henrique, Joana Darc, está no quarto ano de administração, ou seja, quase 12 anos que a Ilha está no Poder da família de Henrique Sertão.
É um município relativamente jovem, porém, há quem diga que o "rombo" financeiro promovido por esses governante compromete as futuras administrações por mais de duas décadas.Talvez fosse melhor vender a Ilha para pagarem o que devem.
Não sei porque gestores que se locupletam com os recursos públicos de uma forma tão descarada não estão na cadeia.

COMENTÁRIO NOSSO:
Parabéns ao Bernardo Silva pela EXCELENTE matéria, pois retrata muitíssimo bem o quadro municipal e questiono mais: porque são eleitos este tipo de políticos?
vereador Edmar Pereira dos Santos "O Sargento"

COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA DE PÁDUA MARQUES


Caro Jornalista Pádua Marques:


Concordo plenamente quando em sua matéria “A Emancipação de Ilha Grande do Piauí foi um erro político”, afirma a falta de lideranças empresariais e políticas no município.
Venho salientar que o cerne desta questão explícita no artigo vem encontrar a origem na deficiência educacional da população que não foi educada politicamente para se desvencilhar dos velhos jogos políticos, ainda no período da troca de favores, transferência de votos clientelismo, apadrinhamento político, nepotismo, numa completa falta de informação. Bem como ilustra de forma bem humorada o filme regional “Ai que Vida”.
Luto através do meu mandato para que esta situação mude, mas é uma luta de Davi contra Golias.
Só para se ter uma ideia apresentei uma emenda no Orçamento 2010 realocando recursos para que se criasse um Centro de Comercialização de produtos da terra (artesanatos diversos, doces, comidas típicas variadas, etc.) e que fosse informatizado para estar apto a fornecer informações sobre o município e seus diversos pontos turísticos. Estive reunido ainda com universitários do Curso de Turismo para juntos pensarmos em soluções, eis algumas: 1 – Elaboração de um Calendário Turístico, incluindo festas religiosas e culturais como o Festival do Caranguejo, a Semana do Peixe, o Festival do Caju e da Castanha, a Festa das Flores, o Bumba-meu-Boi, os Folguedos, as Pastorinhas, enfim a riqueza cultural e gastronômica que nos é própria; 2 – Criação e Divulgação de Novos Roteiros Turísticos com pontos ainda inexplorados; 3 – Planejamento com setores da sociedade de ações que visem alavancar a Geração de Emprego e Renda, melhorando a qualidade de vida da população através de um turismo sustentável.
Marcamos uma reunião com a prefeita, onde apresentamos as ideias, mas até agora nada foi implementado.
Cobramos de imediato que fosse instalado, pelo menos, um Posto de Informação Turístico, o que foi feito, após uma caiação no “Antigo Posto Telefônico”, e funcionou cerca de 40 dias entre os meses de abril e maio/2010, quando aproximou-se a alta temporada junho-julho-agosto, o posto encontrava-se fechado.
Mas obstante todos os acontecimentos, DISCORDO com o tão perspicaz jornalista. É verídico o fato sengundo o que citado no artigo “nunca demonstrou interesse em se desenvolver sozinha.”. Mas, não podemos nos conformar e temos que empreender uma luta feroz contra a ignorância e as velhas ideologias arraigadas na mentalidade popular.
Até mesmo Parnaiba, há pouco tempo vivia nos mesmos moldes e tradição do coronelismo com uma e outra família se revezando no poder, um sistema onde a cidade estava estagnada, não havia empregos que não fosse por apadinhamento, muitos foram as vítimas das perseguições políticas! Ultimamente é que Parnaíba passou a respirar um “Ar” mais democrático e desenvolvimentista.
Assim também espero e faço parte desta mudança.
Outros motivos que alego para defender a continuidade de uma Ilha Grande Emancipada são:
1 – Recursos Próprios;
2 – Políticas Públicas Peculiares ao Município;
3 – Convênios Diretos com o Governo Federal que comtemplam cidades com menos de 20mil/hab
Tenho as raízes no passado, os pés no presente, mas os meus olhos estão voltados para um futuro de esperança para Ilha Grande.
Assim como Parnaiba está começando a mudar, com Ilha Grande também há de acontecer.
Pois penso que administrar é ousar acreditando no futuro e na capacidade de transformação das pessoas.
Edmar Pereira dos Santos
"O Sargento"
Vereador de Ilha Grande

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Contas do Município Bloqueadas de novo...

Vocês sabiam que a Conta do Fundo de Participação do Município se encontra Bloqueada desde o dia 13/janeiro???

Litoral do Piauí é destaque na Revista TAM

Dunas do Delta do Parnaíba (Foto:Divulgação)
Barra Grande, Delta do Parnaíba e artesanato são principais destaques.
O litoral do Piauí é mais uma vez destaque na Revista TAM nas Nuvens, o informativo de bordo da empresa aérea TAM. A revista do mês de janeiro chama atenção para a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, e o Delta do Parnaíba. Na matéria, a repórter Deborah Rocha faz referência aos ventos do litoral piauiense que são considerados ideais para os praticantes de kitesurf. “As carnaúbas balançam ao sabor dos ventos do Piauí”, diz a reportagem.
A matéria fala também dos personagens nativos encontrados no Delta do Parnaíba, como o catador de caranguejo, os pescadores com seus barcos movidos por remo e vela. O kitesurf que também é praticado no Delta do Parnaíba é descrito como um momento único de adrenalina que só merece uma pausa para apreciar a revoada dos guarás. “A adrenalina bem que poderia não ter fim, mas é chegada a hora da revoada dos guarás, quando milhares de aves de coloração vermelha-pitanga, similares a um flamingo, voam em uníssono de uma margem do rio à outra”, relata a matéria.
O artesanato piauiense é retratado na rendas de bilro do Morro da Mariana, em Ilha Grande. “A maior ilha do Delta é também um importante polo de confecção da delicada e complexa renda”. Vale a pena conferir a matéria completa no site da TAM: tamnasnuvens.com.br. A revista TAM tem publicação mensal e uma tiragem de 150.000 exemplares.
A revista TAM era chamada de TAM Magazine até o fim de 2007, em 2008 seu nome foi trocado por TAM Nas Nuvens. Sua primeira máteria especial foi com a cantora baiana Ivete Sangalo.
Materia com a Edição do Jornal da Parnaíba | Por Renée Marie
 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Associação de Moradores dos Tatus em ação pela contenção das dunas

Em relato passado na reunião da Associação de Moradores do Bairro Tatus, realizada em 13 de janeiro de 2012, os moradores do referido bairro, no município de Ilha Grande – PI, estão produzindo mudas de cajuí e murici para serem utilizadas no projeto de contenção de dunas. Cerca de 2.150 unidades já estão quase em ponto de replantio onde esperam pela fase das chuvas. No encontro estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Embrapa MN, Cáritas e Comissão Ilha Ativa –CIA.

Nessa reunião foi relembrada a primeira fase de contenção de dunas que aconteceu no ano anterior e a que passos estão nesta nova etapa de plantação de mudas pela comunidade, com auxilio técnico da Embrapa; além de alguns itens que faltam para sua realização.
Para isso, foi ouvido o represente da Instituição, Carlos Barros, que explicou como se encontra o processo de produção das mudas (dificuldades e resultados alcançados), e que segundo o mesmo, ainda será plantado mais mudas de outras espécies.  O técnico da Embrapa Pedro deu orientação sobre os aspectos necessários para produção das mudas com mais eficiência.


A técnica da SEMAR, Roseane Galeno contextualizou que o empreendimento de contenção das dunas em Ilha Grande por parte do governo estadual, recurso vindo pelo PAC, através da CODEVASF, se encontra em fase de licitação e que até fevereiro poderá acontecer o lançamento em dois lugares de Ilha Grande. E afirmou que este acontecerá em três etapas onde a primeira será a maior. “Para isso, precisará com certeza do envolvimento de toda a comunidade direta e indiretamente. Mesmo assim, a ação que a Associação dos Tatus quer realizar tem que ser dada continuidade, pois como sabemos, a burocracia governamental poderá ter retardamento e não acompanhar a fase das chuvas”, relatou Roseane. Com isso prometeu dar apoio conseguindo caminhão para o transporte das palhas, além de trazer um técnico para apresentar possíveis locais para o plantio das mudas.
A CIA parabeniza a Associação de Moradores dos Tatus pela iniciativa, pois dessa forma estão mostrando na prática a responsabilidade socioambiental pelo ambiente em que vivem. Esse empoderamento refletirá positivamente em outros moradores.
Uma moradora chamou atenção ao motivo que a faz contribuir para que as dunas sejam contida “Não quero sair de minha casa pelo o que a dunas poderão causar. E hoje já sinto o efeito delas durante os meses de agosto, setembro e outubro, pois durante a noite tenho que levantar para tirar a terra da minha cama”.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Edmar O Sargento solicita providências da Eletrobrás para evitar possíveis acidentes



Tomando conhecimento que o Poste localizado na Rua projetada 34, no Baixão, final do calçamento está danificado trazendo risco de cair a qualquer momento, solicitei então a RETIRADA DO CITADO POSTE, com a colocação de um outro para substituí-lo em local mais apropriado.
Solicitamos ainda a SUBSTITUIÇÃO de um outro poste, na mesma rua, neste caso um poste de madeira já bem antigo, sendo que OS MORADORES: ANTONIO (CASA 386) E RAIMUNDO(CASA 392), JÀ COMPRARAM O POSTE NOVO DE CIMENTO.

Vereador Edmar O Sargento se reúne com prefeita Joana D'Arc e Deputada Juliana Moraes Souza

Foto: Ribamar Aragão


Participei de reunião no último dia 06/01/12 com a Deputada Juliana Moraes Souza, a prefeita de Ilha Grande, Joana D´Arc Sertão; os vereadores Francisco das Chagas Vaz dos Santos (Cassunete); Batista Gregório; e Pereirão, e a delegada Maria de Jesus Bastos.

Entregamos na ocasião, várias solicitações à deputada Juliana Moraes Souza, entre elas a de ampliação da quantidade de policiais no município litorâneo, e de obras de restauração de estradas, infraestrutura e turismo.

Na ocasião a prefeita Joana D´Arc Sertão comentou que nos últimos sete anos o município não recebeu nenhum reforço policial e a cidade ficou sem investimentos em quase todas as áreas. 

E declarou ainda "A população aumentou e a quantidade de visitantes que procuram as belezas do Delta do Parnaíba também, por isso é preciso aumentar o contigente de policiais em Ilha Grande. Nesta reunião, que fique bem claro, participam vereadores que  apoiam minha administração e que fazem oposição, pois o que estamos buscando aqui, nessa conversa com a deputada Juliana Moraes Souza, são melhorias para a população do município".

Eu, Vereador Edmar O Sargento, como tenho dado provas, entendo que quando se trata do bem da população Ilhagrandense temos que trabalharmos unidos e não deixar que diferenças políticas ultrapassem nosso objetivo maior que é uma melhor qualidade de vida ao cidadão de Ilha Grande.

Aberto processo de licitação para contenção de dunas na Ilha Grande

FOTO: GILSON ANDRADE
RESGATE HISTÓRICO:

Estivemos no começo do mandato(2009) algumas vezes fazendo vistorias e comprovado o problema do Avanço das Dunas em nosso município e abraçamos esta luta.

Quando na ocasião da visita do governador Wilson Martins à Parnaíba(02/07/2010), entregamos um documento pedindo entre outras reivindicações, a retomada do PROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL DAS DUNAS de Ilha Grande.
Várias vezes nas viagens para Teresina, cobrei ao Secretário de Meio Ambiente, Sr. Dalton Macambira e da Diretora Regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Roseana Galeno (o que comprovo desde a primeira edição do Cidadania em Movimento), a elaboração e implementação de um Projeto que viesse solucionar a questão, no que fui prontamente atendido através de estudos técnicos por uma equipe que foi enviada ao litoral para avaliação do caso e sugerir uma solução realmente eficaz e com menor dano para o Meio Ambiente, o que pode ser conferido segundo noticia em nosso blog no dia 03/nov/2010 com o título: DUNAS ABRAÇAM ILHA GRANDE.
No dia 11/abril/11, (antes de ser liberada a verba) estive, defendendo os interesses de Ilha Grande no SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CONTENÇÃO DAS DUNAS NA LAGOA DO PORTINHO, no SESC da Presidente Vargas, Parnaíba. O mesmo teve objetivo de apresentar os resultados obtidos com o projeto e debater a intervenção em outros municípios como: Ilha Grande, Cajueiro e Luís Correia. Naquela ocasião, o Secretário Estadual do Meio Ambiente: Dalton Melo Macambira, informou-me que tinha cerca de R$ 02 MILHÕES para investir no projeto em Ilha Grande._ E a Coordenação estaria por conta da CODEVASF. Cobramos agilidade das ações, para que houvesse urgência devido ao tempo já gasto nos estudos, pareceres técnicos, elaboração do projeto.... para se evitar danos maiores ao Meio Ambiente.


No dia 17 de junho no Palácio de Karnak, O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou o termo de compromisso que beneficia o projeto que contará com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional/CODEVASF, referente a contenção de uma área de 131 ha de dunas localizadas no perímetro urbano do Município de Ilha Grande, Estado do Piauí, além do perímetro de 6.405m, por meio de bio coberturas.


Para esta obra estão sendo liberados recursos no valor de R$ 1.863.200,67 (um milhão, oitocentos e sessenta e três mil, duzentos reais e sessenta e sete centavos).

Dia 10/janeiro/12, Saiu a licitação, com concorrência nacional objetivando à contratação de empresa para a execução dos serviços de contenção de uma área de 131 ha de dunas localizadas próximas ao perímetro urbano do município de Ilha Grande, além do perímetro de 6.405 m, por meio de biocoberturas, conforme definido no Projeto Básico e de acordo com especificações constantes dos editais.

O avanço das dunas está ameaçando a zona rural de Porto dos Tatus e parte do Delta do Parnaíba”, enfatiza Macambira.
 
Os interessados em adquirir os editais devem procurar a sede da Semar, localizada  na Rua Treze de Maio N° 307-N, Ed. BEP- 5º andar - Centro, Teresina - PI, CEP 64000-150. Telefone 86 3216-2038 – e-mail cpl.semar.pi@gmail.com , gnunes@semar.pi.gov.br ou semarascom@gmail.com

Presto estes esclarecimentos, para mostrar à população que venho lutando pela solução deste problema, deste o começo do mandato. Agora que a verba saiu já apareceram vários "padrinhos", não é a primeira vez que trabalhamos e outros tentam “ganhar fama”. Pedimos à população que não caia nesse conto e olhem quem realmente está trabalhando.

Assembléia Geral da Comissão Ilha Ativa

  Prezados(as) Associados(as).
Estaremos realizando dia 19 de janeiro de 2012, a partir das 19 horas, na Colônia de Pesca de Ilha Grande/PI, a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2012, que pretende prestar contas financeiras e técnicas sobre os projetos e atividades desenvolvidas e iniciar as discussões sobre o processo eleitoral que ocorrerá em maio deste ano.
Para isso encaminhamos anexado a convocatória e solicitamos que todos divuguem entre os associados da CIA, para uma participação efetiva e o fortecimento da instituição.
Aguardamos a presença de todos.
Atenciosamente.
Diretoria CIA

Confraternização dos Idosos, parabéns!

Sr. Diniz, Eu Edmar e Sr. Sessenta (da esquerda para direita)


Aconteceu no último dia 23/12, a festa de confraternização da Associação dos Idosos de Ilha Grande.
Quero parabenizar, principalmente o Sr. Diniz e o Sr. Sessenta, pois foi tudo muito bem organizado.
Parabéns!